top of page

BIBLIOTECA

SISTEMA ARTESÃO
COLETA
PROCESSING

SISTEMA ARTESÃO

Nem todos players de MMORPGs gostam de entrar em combate. Existem pessoas que apreciam os modos de vida mais mercantis e preferem se dedicar às profissões de artesão (coleta, processamento, crafting).

 

O Artisan System (Sistema Artesão) que a Intrepid Studios está desenvolvendo para Ashes of Creation está se mostrando ser muito detalhado. Eles pretendem manter os jogadores bem ocupados.

pesca

Em muitos MMORPGs você encontra sistemas que não são realmente desenvolvidos. Em Ashes of Creation, o sistema artesão está sendo adicionado como um estilo de jogo completo. Na verdade, foi dito que você pode jogar Ashes apenas como um artesão.

 

Como vimos em jogos como Eve Online, você nem sempre precisa empunhar uma espada para influenciar ou mudar o mundo. A regra de ouro nos diz “quem tem o gold, faz as regras” e se você puder capitalizar no sistema artesão, terá o gold de que precisa para contratar pessoas para fazer cumprir sua vontade e impactar o mundo.

Temos que entender os detalhes dos sistemas de Gathering/Coleta, Processing/Processamento e Crafting/Fabricação para entender como o Sistema Artesão funciona

OS TRÊS RAMOS DO SISTEMA ARTESÃO

Artisan System.jpg

O sistema artesão permite aos jogadores acessar três ramos: Coleta, Processamento e Crafting. As habilidades específicas listadas em cada uma das categorias representam apenas as profissões confirmadas no momento. Haverão muito mais profissões, especificamente mais profissões de processamento, conforme os artigos sobre o sistema artesão forem lançados.

Esses três sistemas irão operar em uma relação simbiótica entre si, já que os Crafters precisam de Bens Processados para fazer produtos acabados, os Processadores precisam de Matérias-Primas reunidas para fazer bens processados e os Coletores vão precisar de equipamentos craftados, Mochilas, Mulas, Caravanas, fora das profissões de artesanato para coletar as matérias-primas.

mineração

Vou inserir uma nota aqui que, ao contrário da maioria dos outros jogos, em Ashes of Creation os coletores são capazes de fazer suas próprias ferramentas de coleta. Isso quebra o relacionamento desequilibrado padrão entre Coletores e Crafters, onde normalmente os coletores devem trabalhar por centavos como seu lucro, porque eles acabam comprando suas ferramentas de Crafters.

Uma parte importante do sistema artesão é que você pode ser um faz-tudo em algumas profissões, ou um Mestre em uma, porém, até onde sabemos, você só pode dominar Um dos três ramos do triângulo (Coleta/Processamento/Crafting). Isso significa que se você decidisse se tornar um Minerador Mestre do ramo de Coleta, ainda poderia upar algumas profissões de nível iniciante dentro do ramo da Coleta, e possívelmente algumas no ramo de Processamento e Crafting, mas nunca seria capaz de masterizar nenhuma outra profissão, visto que já tem uma profissão de Coleta masterizada.

Isso ainda está sujeito a mudanças, visto que anteriormente, o Steven afirmou que você poderia masterizar todas as profissões em uma única categoria - porém mudou em uma atualização de 28 de julho de 2020 quando soubemos que poderiamos apenas masterizar uma única profissão dentro de um Ramo, e escolher algumas outras para upar a um nivel básico. Resta saber se poderemos ou não escolher profissões a um nivel básico também em outros ramos.

CLASSES DE ARTESÃO X CLASSES DO PERSONAGEM:

Várias pessoas estavam perguntando se a Classe Artesão tinha algum efeito na Classe de Aventureiro do personagem (Classe de Combate / Arquétipo Primário). A resposta é não. Ao contrário de alguns jogos em que um ferreiro recebe um bônus de força em seu personagem ou um alquimista recebe um bônus de inteligência, esses são dois sistemas separados.

Os jogadores de qualquer arquétipo principal são livres para escolher qualquer caminho do artesão sem medo de escolher uma combinação de estatísticas incompatível.

MANTENDO ITENS DE NÍVEL BAIXO RELEVANTES

Uma das preocupações dos artesãos é que os recursos de nível inferior se tornem obsoletos, de modo que só haverá um mercado para os “end-game” ou de “nível superior”. A Intrepid Studios tem como objetivo combater esse problema, fazendo com que a cadeia de suprimentos constantemente extraia dos níveis inferiores e, em seguida, componha os requisitos à medida que você progride.

Logo, um exemplo pode ser que existe um recurso bruto Blue Flower de nível 10 que um Processador de Nível 10 usa para fazer corante azul, que seria um item processado, e que um Alquimista de Nível 10 usa para fazer pigmento azul que seria um item craftado.

A fim de garantir que não apenas os recursos de baixo nível permaneçam relevantes, mas também que coletores, processadores e crafters de baixo nível tenham relevância, um pigmento de nível 20 (item craftado) pode exigir na sua receita ambos recursos coletados de nível 20 que sejam transformados em itens processados de nível 20, mas também aquele Produto Acabado Nível 10.

low_level_items.jpg

COMO ITENS DE NIVEL BAIXO CONTINUAM RELEVANTES

Coletável de nivel 10

Coletável de nivel 20

Item processado nivel 20

Item processado nivel 10

Item craftado nivel 10

Item craftado nivel 20

COLETA

Os coletores são responsáveis pela aquisição de matérias-primas. Agora, a aquisição de matérias-primas cai em três categorias:

  1. Farmando monstros, matando mobs e chefes

  2. A desconstrução de armas e armaduras

  3. Utilizando as profissões de coleta para adquirir recursos

Dentro do Sistema Artesão, apenas o número 3 se aplica especificamente à Profissão Coletor, embora seja importante perceber que os materiais podem ser encontrados matando monstros e boss pelo mundo: alguns dos boss mundiais lendários e boss de raids irão dropar materiais e seus cadáveres também se tornarão um recurso de coleta que um Coletor Mestre pode recolher para extrair ainda mais recursos. Se não houver um mestre coletor no grupo, esses materiais serão desperdiçados.

Outra coisa única sobre Ashes of Creation é que não haverá um limite artificial de quanta coleta você pode fazer por dia. Não haverá sistema de "labor" como foi encontrado em ArcheAge.

 

Em vez disso, a maneira como os pontos de coleta spawnam determinará o quão eficaz você é em encher rapidamente seu inventário. Na verdade, seu inventário também será um fator limitante de quantos recursos você pode reunir de uma vez. Vamos falar mais sobre isso abaixo.

lenhador

PROFISSÕES DE COLETA

A Intrepid já detalhou uma lista robusta de profissões de coleta:

  • Mineração

  • Extração de Madeira

  • Herbalismo

  • Pesca

  • Caça (domesticação)

 

Essa é a lista completa das profissões de Coleta que foi atualizada em Outubro de 2022 durante a live de AMA.

FERRAMENTAS DE COLETA

Uma das melhores características que vi até agora no sistema artesão de Ashes é que os coletores não ficam em dívida com os crafters por suas ferramentas. Os coletores farão as suas próprias ferramentas, o que é uma grande mudança em relação a outros MMORPGs.

Infelizmente, este é o fim das boas notícias para os coletores, porque a Intrepid Studios não revelou muito do seu sistema de ferramentas de coleta. As ferramentas de coleta terão um número limitado de usos antes de precisarem ser reparadas; e, eventualmente, as ferramentas terão chegado ao fim de sua capacidade de reparo e precisarão ser refeitas. Conforme o coletor sobe de nível, o número de usos em suas ferramentas aumenta. Além disso, você precisará ter ferramentas equivalentes aos nodes que está minerando.

Então, enquanto em alguns jogos você pode minerar todos os nodes de mineração com a mesma picareta, em Ashes of Creation você terá que investir em suas ferramentas para coletar esses recursos de ponta. O exemplo específico dado foi que você não coletará Minério de Cobre e Minério de Mithril com o mesmo nível de picareta.

PONTOS DE COLETA

Ashes of Creation não será como World of Warcraft ou Final Fantasy XIV, onde você pode encontrar vários pontos de coleta em um circuito e continuar executando esse circuito por horas a fio reunindo milhares de matérias-primas. O inventário de um personagem não é grande o suficiente para permitir que ele fique coletando por horas a fio. Falaremos sobre o inventário a seguir. Mesmo se o inventário de um personagem fosse grande o suficiente para coletar por horas, simplesmente não haveria recursos suficientes disponíveis.

Ashes of Creation é muito semelhante ao Eve Online em sua distribuição de pontos de recursos. Ashes terá três tipos de pontos de coleta:

mochila
  • Pontos de coleta única. Uma vez que eles são coletados, eles desaparecem e reaparecem em algum outro lugar do mundo e não necessariamente perto do ponto que acabou de ser coletado

  • Pontos de recursos de grande capacidade que podem ser coletados várias vezes, com cada ocorrência removendo uma quantidade do recurso. Quando estes se esgotarem, eles irão desparecer e podem ou não renascer em outras partes do mundo.

  • Pontos móveis (como um rebanho de animais raros que fica andando pelo mundo).

A própria natureza do spawn, esgotamento e rotação dos pontos de coletas é parte do que vai limitar a quantidade de coleta que pode ser feita a qualquer momento. Depois de percorrer uma área e esgotar todos os recursos de coleta, você terá que viajar para uma parte diferente do mundo para encontrar mais, ou terá que esperar até que outros coletores em outras partes do mundo esgotem todos os pontos deles e torcer para que os seus pontos sejam alguns dos selecionados para reaparecer.

LIMITES DE INVENTÁRIO

Outra parte da limitação da coleta será baseada no inventário limitado do personagem para itens coletados, processados ou craftados.

Os jogadores não têm uma capacidade infinita de carga para itens coletados ou processados. O objetivo do jogo é permitir que os jogadores carreguem uma pequena quantidade de itens, sejam capazes de gerar uma mula para transportar 10 vezes a capacidade do jogador e, em seguida, utilizar caravanas para mover 10 vezes o que uma mula pode carregar ou 100 vezes o que um jogador pode carregar.

Será possível aos jogadores equipar mochilas especializadas para a coleta que permitem ao jogador aumentar sua capacidade de carga; no entanto, mesmo com uma dessas mochilas, os jogadores não carregarão centenas e milhares de itens.

AMEAÇAS DURANTE A COLETA

fangler

Outro aspecto muito interessante que a Intrepid incluiu no sistema artesão são as ameaças que você enfrentará ao coletar mundo a fora. Você não apenas enfrenta a ameaça da paisagem física, esquivando-se de monstros e outras ameaças de NPCs enquanto entra e sai das áreas de coleta, mas também precisa lidar com jogadores que podem tentar matá-lo porque você perde uma determinada porcentagem de coletáveis após a morte.

Você também tem que perceber que quando você vai colher uma planta, que você puxa, pode não ser uma planta, mas sim um monstro, como o Fangler que surge do chão e está pronto para uma luta. A pilha de pedras que você atingiu pode ser na verdade um pequeno Elemental da Terra ou Golem e o peixe que você acha que tem no final da linha está na verdade o puxando para dentro. Coletores, cuidado, o mundo está cheio de perigos.

TAXA DE DROP EM CASO DE MORTE

Conforme declarado, inúmeras vezes, após a morte, você perderá uma porcentagem de seus itens coletados e processados. A menos que você seja corrompido, você não vai dropar item craftado. Para mais informações sobre corrupção, verifique a seção sobre corrupção na página Sistemas de PvP.

  • Como um não combatente, você tem um drop de itens de 100% da penalidade.

  • Como combatente, você dropa 50% do que droparia se não fosse um combatente.

  • Como um corrompido, você dropa 300% - 400% a mais.

CRAFTING

PROCESSAMENTO

Vários jogadores têm se preocupado com a etapa intermediária da cadeia de suprimentos, a etapa de processamento, que será chata e nada mais do que transformar matérias-primas em itens processados. Embora isso seja normalmente tudo o que há para processar em outros MMORPGs, em Ashes será muito mais do que isso.

Enquanto Coletores são os profissionais que adquirem matérias-primas (coletáveis), os Processadores transformam essas matérias-primas em itens processados. Além disso, Ashes of Creation é muito parecido com Eve Online no sentido de que os itens processados também podem ser obtidos destruindo os itens craftados, e essa também deve ser uma tarefa realizada pelos processadores.

NOTA: Assim como os coletados, uma porcentagem de seus itens processados é dropada após a morte. Você nunca dropa itens craftados (feitos dentro do ramo de Crafting), a menos que esteja corrompido(Red) no momento de sua morte. Mesmo assim, é apenas uma chance percentual. Para mais informações sobre, verifique a seção corrupção na página PvP.

Muito parecido com a coleta, não há limite artificial para a quantidade de trabalho de processamento que um personagem pode fazer em um determinado momento. Serão limitados por seus limites de estoque de itens e pela disponibilidade de trabalho atual para fazer um local específico que tenha a estação de processamento apropriada.

NOTA: Antes que alguém expresse preocupação com o fato de que a lista de profissões de processamento listadas na página do Sistema Artesão é bastante limitada, as duas que estão listadas no gráfico são aquelas com confirmações concretas. Logicamente, terão outras como Milling/Moagem, Spinning/Fiação, Tanning/Curtição, são todos altamente prováveis com base em algumas skins cosméticas que foram vendidas na cash shop. Lembre-se de que qualquer cosmético vendido na cash shop é somente cosmético, não são itens nem concedem bônus adicionais.

PROFISSÕES DE PROCESSAMENTO

A Intrepid já detalhou uma lista robusta de profissões de processamento:

  • Metalurgia

  • Cantaria

  • Tecelagem

  • Curtimento

  • Moagem de Madeira

  • Agricultura

  • Criação de Animais

  • Alquimia

  • Culinária.

 

Essa é a lista completa das profissões de Processamento que foi atualizada em Outubro de 2022 durante a live de AMA.

LIMITE DE INVENTÁRIO

Assim como Coleta, os jogadores não têm um armazenamento infinito para itens processados em suas mochilas. Isso significa que você não pode fundir 10.000 Lingotes de Ferro, jogá-los todos em sua mochila e movê-los de sua casa ou freehold para a cidade em uma única viagem.

Os jogadores terão um estoque pessoal limitado, que pode ser expandido usando o mesmo estilo de mochilas especializadas que os coletores podem; no entanto, mesmo com a melhor mochila especializada, um jogador não será capaz de mover a mesma quantidade de materiais que uma mula (x10 a capacidade do jogador) ou caravana (x100 a capacidade do jogador). Para manter as coisas organizadas e concisas; a capacidade de suporte detalhada do jogador está dividida na secção caravanas.

ESTAÇÕES DE PROCESSAMENTO

Muito parecido com o Crafting, o processamento exigirá o uso de estações especializadas. Curiosamente, assim como os coletores podem fazer suas próprias ferramentas de coleta, os processadores são capazes de construir suas próprias estações de processamento. Embora não saibamos muito sobre essa mecânica, sabemos que os jogadores podem construir estações de processamento em suas propriedades usando um blueprint.

Se os processadores também construirão as estações de crafting, ou se essas estações são estações conjuntas de crafting e processamento, não sabemos. Não houve menção de crafters construindo suas próprias estações de crafting, então os processadores podem funcionar como especialistas em construção para ambos os tipos de estações.

Além disso, embora seja as melhores estações de processamento sejam nos Freeholds, também teremos estações de processamento e crafting de nível superior disponíveis dentro dos nodes de alto nível mas apenas nos nodes onde o prefeito dedicou um terreno para esses edifícios.

forja

CRAFTING

O Crafting é o terceiro ramo do Sistema Artesão em Ashes of Creation, e é a etapa em que os itens processados são transformados em itens craftados.

NOTA: Há uma diferença entre a confecção de um item craftado (feito no ramo de Crafting do Sistema Artesão) e um item processado (feito no ramo de Processamento do Sistema Artesão). A menos que você seja corrompido, você não dropara itens craftados (armas, armaduras, alimentos, poções, etc) na morte. Apenas os corrompidos têm uma chance percentual de dropar armas, armaduras e outros bens craftados ao morrer.

PROFFISÕES DE CRAFTING

A Intrepid já detalhou uma lista robusta de profissões de crafting:

  • Forjamento de Armas

  • Forjamento de Armaduras

  • Carpintaria

  • Engenharia Arcana

  • Trabalho em couro

  • Alfaiataria

  • Joalheria

  • Escrivão.

 

Essa é a lista completa das profissões de Crafting que foi atualizada em Outubro de 2022 durante a live de AMA.

RECEITAS DE CRAFTING

O sistema de crafting em Ashes of Creation é todo com recipes/receitas. Não haverá RNG na sua elaboração. Quando for craftar um item, você sempre obterá o item que espera do processo.

Isso não quer dizer que o crafting será fácil.

A primeira parte da elaboração é a aquisição de receitas. Isso não acontece apenas porque você “subiu de nível” em sua profissão de crafter. Algumas receitas virão da progressão natural do seu comércio, mas você também obterá receitas de drops de monstros, por completar questlines, de ser um prefeito e desbloquear receitas relacionadas a nodes específicos, de avançar em sua organização social (Guilda dos Ladrões ou Academia de Estudantes), de matar boss lendário, ganhar títulos, ter acesso a edifícios específicos em sua propriedade e de seu status em sua organização religiosa. Também é possível obter receitas por engenharia reversa, ou seja, destruindo os itens dropados dos boss e, em seguida, aprendendo a craftar esses itens.

RECEITAS EXCLUSIVAS

Uma das ideias que a Intrepid sugeriu que pode acabar no jogo é um sistema de crafting onde os jogadores têm uma patente sobre receitas exclusivas descobertas durante a experimentação de crafting. O jogador que descobrir a receita terá a opção de licenciar outros jogadores por um tempo limitado. Quando esse tempo acabar, a receita se tornaria de conhecimento comum. 

Menciono isso aqui para que os leitores estejam cientes de que é algo que pode ocorrer; entretanto, este não é um sistema prometido ou algo garantido, apenas cogitado.

NODES DE COLETA

Só porque o crafting em Ashes of Creation é baseada em receitas não significa que não haja variação de um item de crafting para outro.

Os crafters terão sliders para que possam manipular as estatísticas das armas e armaduras. Esses sliders permitem que o crafter decida as skills, habilidades e stats que as armas e armaduras irão possuir. Será possível aumentar um stat às custas de outro. É possível tornar um item mais mágico ou mais físico. Essa é a flexibilidade oferecida pelo sistema de crafting em Ashes of Creation.

Sabemos que será possível obter sliders de crafting adicionais por ter um alto rank nas Organizações Sociais. Um exemplo disso foi dado como um membro de alto escalão da "Guilda de Ladrões" seria capaz de adicionar mais stats de destreza / evasão em armaduras, mesmo armaduras que tradicionalmente não teriam esses tipos de stats.

NOTA: Como um lembrete, as armas têm suas próprias árvores de habilidades.

Finalmente, o nick do Crafter será incorporado na descrição dos itens que ele criar.

ESTAÇÕES DE CRAFTING

Muito parecido com o processamento, o crafting exigirá o uso de estações especializadas. Está confirmado que os processadores podem fazer suas próprias estações de processamento nos freeholds; no entanto, não sabemos se essas estações são estações de processamento e crafting conjuntas, nem sabemos se os crafters podem fazer suas próprias estações de crafting.

evento de guilda

Além disso, embora seja possível construir estações de crafting em freeholds, as estações de crafting de nível superior só estarão disponíveis dentro dos nodes cientificos de alto nível e apenas em nodes onde o prefeito dedicou um terreno construtível para certos edifícios.

bottom of page